Dicas

ÁGUA “BRANCA”

“A água da minha casa sai branca da torneira, é muito cloro?”

Não, o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito acima da encontrada na água da rede pública de abastecimento.

O fato da água em alguns locais e em determinados horários sair “branca” da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações, esta pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.

Quando abrimos a torneira e liberamos a pressão, estas bolhas começam a se desprender da água, o que pode percebido colocando a água “branca” em um recipiente transparente e aguardando alguns segundos. Para minimizar este fato, recomendamos que se feche um pouco o registro de entrada da água no cavalete.

“ Posso beber a água quando ela está branca? Existe algum risco para minha saúde?”

Pode beber, não existe nenhum problema em beber a água ainda “branca”. Conforme explicamos acima, trata-se apenas de ar dissolvido na água, sob pressão.

Toda água da rede pública de abastecimento do município passa por um rígido controle de qualidade para chegar potável até as residências. A potabilidade é garantida pelo Laboratório de Controle de Qualidade da Água do SAAE, localizado junto no  Bairro de Fátima, onde são realizadas  análises físico-químicas e microbiológicas.

 

Isabella Morellato Carlesso Spinassé
Engenheira Química
CRQ Nº - 21300287

 

 

 

ENDEREÇO:

Av. Presidente Vargas, nº 343 - João Neiva/ES

ATENDIMENTO:

Telefone: (27)3258-1909
E-mail: atendimento@saaejn.com.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a sexta-feira, das 07 às 11 horas e das 12:30 às 16:30 horas