Não, o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito acima da encontrada na água da rede pública de abastecimento.
O fato da água em alguns locais e em determinados horários sair “branca” da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações, esta pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.
Quando abrimos a torneira e liberamos a pressão, estas bolhas começam a se desprender da água, o que pode percebido colocando a água “branca” em um recipiente transparente e aguardando alguns segundos.
Pode beber, não existe nenhum problema em beber a água ainda “branca”. Conforme explicamos acima, trata-se apenas de ar dissolvido na água, sob pressão.
A potabilidade é garantida pelo Laboratório de Controle de Qualidade da Água do SAAE, localizado junto no Bairro de Fátima, onde são realizadas análises físicoquímicas e microbiológicas.
1. Mantenha aberto o registro do cavalete (ou padrão de água).
2. Prenda a boia da caixa d'água de modo que não caia água e marque o nível.
3. Anote todos os números (preto e vermelho) da leitura do hidrômetro (relógio).
4. Fique cerca de 3 horas sem usar água.
5. Faça nova leitura do hidrômetro (relógio) e verifique se o nível de água da caixa permaneceu o mesmo.
6. Se houve alteração da leitura, existe vazamento no trecho da tubulação entre o hidrômetro e a caixa d'água.
7. Se o nível da água na caixa abaixar, existe vazamento entre a caixa d'água e a distribuição para o imóvel.
8. Providencie o conserto.
1. Feche o registro do hidrômetro.
2. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede do SAAE (torneira do jardim ou do tanque).
3. Espere até a água parar de correr.
4. Imediatamente, coloque um copo cheio de água na boca da torneira.
5. Se houver sucção da água do copo pela torneira é sinal de que há vazamento no ramal alimentado diretamente pela rede.
1. Jogue cinza no vaso sanitário. Normalmente, a cinza fica depositada no fundo do vaso.
2. Após aguardar dez minutos, se a cinza não parar no fundo do vaso, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
ENDEREÇO:
Av. Presidente Vargas, nº 343 - João Neiva/ES
ATENDIMENTO:
Telefone: (27)3258-1909
E-mail: atendimento@saaejn.com.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Segunda a sexta-feira, das 07 às 11 horas e das 12:30 às 16:30 horas